Saúde
Previnir é o melhor remédio
Segundo o Guia Alimentar da População Brasileira, 2014, o Brasil vem enfrentando aumento expressivo de sobrepeso e obesidade em todas as faixas etárias, e as doenças crônicas são a principal causa de morte entre adultos. O excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.
A saúde é influenciada por dois fatores, comportamentos quotidianos e às circunstâncias em que nós vivemos, ambos possuem um grande impacto na vida e na saúde. A promoção da saúde pretende oferecer-nos uma visão holística, ou seja, olhar para as pessoas como um todo, de uma forma abrangente, pois ser saudável é muito mais do que a inexistência de doença, de acordo com a definição da promoção de saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS) “o bem-estar físico, mental e social, é mais do que a mera ausência de doença…”. Promover a saúde é não só melhorar a nossa condição de saúde, mas também melhorar a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar.
A prevenção e promoção de saúde surgem também associadas à mudança de atitudes do modo a efetuar uma eficaz prevenção de doenças, já dizia o ditado “prevenir é o melhor remédio”.